.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Caricaturas de Maomé

Claro que não !!!
Deve ser uma das primeiras vezes que estou de acordo, a 100% com um liberal- conservador.
Mas aqui não há volta a dar !!!
Que se pode considerar de mau gosto ...
Eu percebo ...
Que se condene e se declare a Fatwa,
Isso já não !!!
A minha posição acerca do tema é, muito bem exposta na frase que se segue :


Teresa de Sousa, PÚBLICO, 03-02-2006
P.S. - Esta situação toda faz-me lembrar o problema que foi com os Versículos Satânicos de Salman Rushdie, e a consequente condenação à morte.

3 Comments:

At 9:25 da tarde, Blogger Ricardo said...

Viva,

Assino por baixo todo o teu texto e suas conclusões! Mas, sobre a capa da moderação, as sociedades ocidentais têm reacções ao mau gosto, quanto lhes toca particularmente, também reprováveis. Esquecendo os EUA e o resto da Europa vamo-nos concentrar em Portugal!

O que aconteceu com o "Evangelho Segundo Jesus Cristo"? Houve ou não houve uma reacção exagerada? E quando o cartoonista António viu exposições suas recusadas após o famoso preservativo na cara do Papa?

Há aqui um claro exagero das populações e dirigentes islâmicos mas é preciso ter cuidado quando se ridiculariza símbolos que não são nossos. Eu diria que é só uma questão de bom gosto, ou seja, eu, como português, posso, por exemplo, ter uma atitude livre em relação a alguns dos nossos símbolos (apesar de estar na lei, ironicamente, limites à ridicularização de símbolos nacionais) mas será que é de bom gosto eu ridicularizar, por exemplo, símbolos alheios? Ou realidades em que não estou inserido, como a fome em África. Ninguém o faz. Porquê? Por uma questão de bom gosto!

Claro que não é o Governo dinamarquês que tem de controlar isso mas a fronteira entre o que é bom e mau gosto é ténue. Percebo o sentimento de humilhação ao mesmo tempo que condeno o fanatismo. Mas, afinal, ao nosso modo, não temos essa condenação nas leis e nas nossas reacções? Imagina que se eu não acho grave um católico ou um cidadão duma sociedade ocidental fazer humor com o Papa será que reajo bem se essa ridicularização for feita por um muçulmano? Não, porque vou achar isso gratuito. No limite é aceitável ver as imagens da Presidência Austríaca porque são feitas por nós mas acharia de muito mau gosto se fossem feitas por um sul americano. Obviamente que não reagiria da mesma forma - a condenação ao fanatismo está sempre presente no meu pensamento - mas não acharia razoável essa ofensa gratuita. Tenhamos, todos, bom senso!

Abraço,

 
At 7:06 da tarde, Blogger O Homem das Ilhas said...

Pois ...
Bom senso ...
Pois
Bom gosto ...

O problema é quando eles não existem ...
O aproveitamento feito pelos líderes árabes é exagerado e propositado ...
Mas nada disto aconteceria se houvesse BOM SENSO

 
At 3:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Aproveito para deixar uma ligação a um texto que reflecte exactamente o que eu penso sobre isto escrito pelo Velho da Montanha:

http://ovelhodamontanha.blogs.sapo.pt/arquivo/955659.html

Abraço,

 

Enviar um comentário

<< Home