.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, janeiro 30, 2005

Sucesso.. Ou nem por isso?

Iraque: comissão eleitoral estima que oito milhões de pessoas tenham votado


A comissão eleitoral iraquiana reviu em baixa as estimativas de participação nas eleições de hoje, ao calcular em cerca de oito milhões o número de votantes. O organismo sublinha que os 72 por cento de participação inicialmente avançados “eram apenas uma estimativa”.
Num comunicado emitido pouco depois, a comissão insiste que os números inicialmente avançados “são um reflexo do enorme e compreensível entusiasmo com que este dia histórico está a ser vivido no terreno”. “Vão ser necessários vários dias até a Comissão Eleitoral Independente do Iraque apresentar números precisos sobre a votação”, acrescenta o organismo.
O entusiasmo da comissão eleitoral é partilhado por vários candidatos oriundos das regiões menos problemáticas do país, como o Sul xiita ou o Nordeste curdo, onde a afluência às urnas foi muito significativa ao longo de todo o dia. Mais problemática foi a votação em Bagdad (palco ao início da manhã de sete atentados-suicidas junto a secções de voto), no triângulo sunita a oeste da capital (onde a votação nas principais cidades terá sido residual) ou ainda na região de Mossul, uma cidade partilhada por curdos e sunitas, onde a afluência foi baixa nos bairros sunitas e ligeiramente superior nas zonas curdas.

Só para lembrar que : a população do Iraque ronda os 20 milhões de habitantes e que recenseados se encontram 13 milhões, não tendo a participação destas eleições chegado aos 8 milhões.
As zonas sunitas registam abstenções elevadíssimas, os xiitas votaram em grande número (sempre quero ver a reacção de Israel a mais um país xiita na região) e os curdos também votaram em grande número (quem não deve estar a achar muita piada são os Turcos...).

O Barril de Pólvora está pronto... O rastilho está estendido... Basta uma faísca....

Obrigado EUA, estamos eternamente gratos.....
Mas agora, deixem-nos (Resto do Mundo) tentar resolver a confusão que criaram....
Que não será tarefa nada fácil !!!!

1 Comments:

At 7:22 da tarde, Blogger O de boa memória said...

Não me parece que estejas a ser razoável, pois estas eleições marcam um ponto de partida e a maioria xiita, muito provavelmente, elegerá Sistani que provém de uma corrente xiita oposta à corrente iraniana dominante tendo, além do mais, ligações muito fortes com a oposição moderada no Irão.

Quanto à elevada abstenção no triângulo sunita, esta provém exclusivamente, da intimidação da população por parte dos terroristas( e não resistentes sendo essa a conceptualização incorrectmente generalizada.

É sem dúvida uma grande vitória e um passo em frente para os iraquianos que querem viver em paz e em liberadade.

Só um aparte: em cada três candidatos apresentados pelos diversas listas concorrentes um é do sexo feminino. Esta nota parece-me digna de destaque.

E não tenhamos ilusões quanto ao seguimento do processo, pois este vai continuar a ser dirigido pelos Estados Unidos pois não existe vontade europeia para se empenhar fortemente no processo. Estando em causa para a França, que domina a pseudo-política externa da União, o desgaste da legitimidade norte-americana e, subsquentemente, da sua hegemonia internacional.

Tenho "pena", mas este round vai para Bush.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home