.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, março 01, 2005

Colonatos Judaicos na Cisjordânia

"Israel planeia construir este ano mais de 6.000 casas em colonatos judaicos na Cisjordânia, noticiou esta sexta-feira o jornal israelita Yedioth Ahronoth, numa altura em que o Estado judaico se prepara para se retirar dos colonatos em Gaza e em quatro da margem ocidental. "

"O «Roteiro para a Paz», o plano patrocinado pelo Quarteto (EUA, UE, ONU e Rússia) para alcançar a paz israelo-palestiniana, prevê a suspensão da construção de colonatos em terras anexadas por Israel em 1967."


Esta fotografia aérea é claramente ilustrativa da política de colonatos israelitas na Cisjordânia. Mostra o enclave palestiniano de Habla (à esquerda) e e colonato judeu de Matan-Yahriv (à direita), separados por uma visível linha central, que não é mais que a Linha Verde (fronteira anterior à invasão israelita da Cisjordânia em 1967).
Paradoxalmente, o enclave palestiniano está situado a Oeste (esquerda) da Linha Verde, enquanto que o colonato israelita está edificado a Este (direita) da antiga fronteira, em território cisjordano.
A diferença urbanística entre ambos é evidente à vista: "extensão orgânica" do enclave palestiniano frente ao traçado planificado do colonato judeu, cuja configuracão não está assente em fins relacionados com o controlo militar do território.

Assim ... definitivamente a Paz, nunca chegará !!!