.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, junho 15, 2005

Guantánamo não fecha


"O vice-presidente dos Estados Unidos da América, Dick Cheney, afirma não acreditar que o que se tem dito sobre a prisão de Guantánamo (Cuba) esteja a prejudicar a imagem dos EUA e reitera que ela não será fechada, contrariando as afirmações recentes de George W. Bush que admitiu estudar essa hipótese."

.
.
.
.
Um ambiente razoável ?
Parte essencial da estratégia para vencer a guerra contra o terrorismo ?
Mas será que ele acha que nós somos parvos ?
Claro que não ...
Dick Cheney está a falar para dentro dos EUA ...
Que é onde ganha as eleições ...
Com o resto do Mundo ( incluindo a Amnistia Internacional ) o vice-presidente dos Estados Unidos da América está despreocupado ...
Afinal, se disser que "ou estão comigo ou estão contra mim" sabe que há sempre alguns Governos Europeus dependentes que irão rapidamente concordar com tudo o que ele disser ...
Seja isso o que for ...
Armas de destruição maçiça, etc ...

António Guterres assume hoje o cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados

.
.
É sempre bom ver um Português num cargo importante a nível Internacional ...
Espero que tenha sorte, muita sorte ...
Porque para uma Organização deste cariz ter sucesso, é mesmo preciso ...
Muita sorte .
.
.
Quando chega às contas é que são elas ...
E de facto, não é só com generosidade que se leva a àgua ao Moinho.

Amigos ... Amigos ...

.
.
.
.

Amigos ... Amigos ...
Negócios à parte ....
A luta pelo monopólio da comercialização de armas continua ...
Percebem agora o porquê de a Europa desejar, à umas semanas, levantar o boicote de venda de armas à China ?
É tão só pelo facto de ser a única que não está a ganhar com o negócio ...

Olhares sobre o Mundo

Les essencies de la tierra
Joan Miró

segunda-feira, junho 13, 2005

O Famoso debate do ... Olhe que Não ... Olhe que Não ...


Eram tempos de ebulição constante, os que se viviam em Portugal em 1975: o Verão quente, a iminência da independência de Angola e as disputas partidárias internas. Talvez por isso Joaquim Letria opine que "o debate terá sido até uma tentativa da RTP para aqueles dois senhores se entenderem, de modo a 'aliviar' o clima radicalizado criado".


Na génese, tratava-se de um debate, mas as palavras de Diana Andringa definem na perfeição o que se passou, quando define o programa como "um duelo de gigantes". Mário Soares e Álvaro Cunhal, dois líderes partidários nos antípodas das suas filosofias, ali mesmo, frente a frente naquele que foi o primeiro grande debate político em televisão. Ao todo, 3 horas e meia de debate!

.
Mais do que o próprio confronto entre as duas figuras lendárias políticas, o debate valeu mais pelo seu significado simbólico. É preciso relembrar que a televisão havia nascido em plena ditadura (7 Março de 1957), e que poder escutar em directo e livremente um embate deste tipo era, até à altura, no mínimo impossível. A liberdade estava, agora, definitivamente erguida, até na televisão.

Para lá do Político ...

Álvaro Cunhal, a sua faceta de artista plástico, mais concretamente, de desenhador :


O Álvaro Cunhal escritor assume um nome diferente do homem político, um nome que esteve na clandestinidade até 1995: Manuel Tiago.

A famosa fuga de Peniche



A famosa fuga de Peniche foi uma das mais espectaculares da história do fascismo português, por se tratar de uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.
No dia 3 de Janeiro de 1960 evadem-se do forte de Peniche: Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues.
No fim da tarde pára na vila de Peniche, em frente ao forte, um carro com o porta-bagagens aberto. Era o sinal de que do exterior estava tudo a postos. Quem deu o sinal foi o actor, já falecido, Rogério Paulo.
Dado e recebido o sinal, no interior do forte dá-se início à acção planeada. O carcereiro foi neutralizado com uma anestesia e com a ajuda de uma sentinela - José Alves - integrado na organização da fuga, os fugitivos passaram, sem serem notados, a parte mais exposta do percurso. Estando no piso superior, descem para o piso de baixo por uma árvore. Daí correm para a muralha exterior para descerem, um a um, através de uma corda feita de lençóis para o fosso exterior do forte. Tiveram ainda que saltar um muro para chegar à vila, onde estavam à espera os automóveis que os haviam de transportar para as casas clandestinas onde deveriam passar a noite.
Álvaro Cunhal passou a noite na casa de Pires Jorge, em São João de Estoril, onde ficaria a viver durante algum tempo.
Esta fuga só foi possível graças a um planeamento muito rigoroso e uma grande coordenação entre o exterior e o interior da prisão.
Do interior a comissão de fuga era composta por Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes. Do exterior, organizaram a fuga Pires Jorge e Dias Lourenço, com a ajuda de Otávio Pato, Rui Perdigão e Rogério Paulo.

ÁLVARO CUNHAL


Aquele que afirmou ser o "filho adoptivo do proletariado"

Até Amanhã, Camarada

Álvaro Cunhal, o líder histórico do PCP, faleceu hoje de madrugada, aos 91 anos, anunciou o Partido Comunista Português.
Em comunicado, o Secretariado do Comité Central do PCP informa "com profunda mágoa e emoção" a morte do antigo líder dos comunistas, que deixou o cargo de secretário-geral em 1992.

R. I. P. ( 1923 - 2005 )

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta?
Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

domingo, junho 12, 2005

Olhares sobre o Mundo

Sea Battle
Kandinsky

Sondagens ...

Depois de consultar o Margens de Erro, descobri mais umas sondagens sobre os possíveis futuros Referendos sobre a Constituição Europeia :

Luxemburgo

Sim: 46% (-13% em relação a Abril)
Não:32% (+9%)
Não sabe:22% (+4%)

República Checa

Support: 31.5%
Oppose :33.7%
Undecided: 34.8%

Dinamarca

Yes: 30.8%
No: 39.5%
Undecided: 29.7%

Itália

Sì 58,5%
No 41,5%

Suécia

Yes23%
No 41%
Undecided 36%

Não deixa de ser curioso que, o único país onde o Tratado passaria, de forma relativamente fácil, seria em Itália ...

Está tudo Louco ?

"Segundo a edição do jornal La Reppublica, o ministro Roberto Maroni, que tutela uma área da política social italiana, considera que a Itália deveria convocar um referendo para decidir sobre a sua continuidade na União Monetária. "

Está tudo louco ?

Se não está ... parece ...

Morreu Vasco Gonçalves

Força, Força,
Companheiro Vasco,
Nós seremos a Muralha de Aço !!

Olhares sobre o Mundo

Art-of-conversation
Magritte

O Sítio do Sim

Com o aproximar do referendo Português à Constituição Europeia, desta feita, foi Marcelo Rebelo de Sousa, a criar um movimento que diz sim à Constituição (ou tratado Constitucional se preferirem).

Este movimento tomou forma na blogosfera em :

É Sim