.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, janeiro 31, 2005

MRPP quer um deputado


"Uma voz do PCTP-MRPP na Assembleia da República virava o Parlamento de pernas para o ar. E o país", disse Garcia Pereira, apontando a eleição de um deputado como objectivo.

Será que virava?? Será que é através de uma revolução??
É por estas e por outras que não estão lá !!!!

Choque de valores ???


O CDS/PP também tem um "choque" para propor aos portugueses. Depois do choque tecnológico (do PS) e de gestão (do PSD), ontem foi a vez de Paulo Portas defender que o País precisa de um "choque de valores".

Um "choque" que, a julgar pelo discurso democrata-cristão, é também aplicável aos partidos políticos - excepção feita ao CDS, que Portas voltou a afirmar como um garante de estabilidade, responsabilidade e valores.

O que nós precisamos é o choque da tua derrota gigantesca e humilhante nas próximas eleições legislativas.....

Campanhas Eleitorais... (Desabafo 1)


Quem diria...


Questionado pelo DE sobre uma eventual candidatura à Presidência da República, Freitas do Amaral não rejeita a possibilidade de avançar para Belém, mas considera ser "prematuro" falar na questão. O presidente da Assembleia Geral da CGD remete o assunto das Presidenciais "lá mais para o Verão", recordando noutro ponto da entrevista que durante toda a sua vida tem estado "disponível para servir" o país.

domingo, janeiro 30, 2005

Sucesso.. Ou nem por isso? (Parte 2)

Um dos ataques que marcou o dia de eleições

Os ataques perpetrados ao longo da jornada eleitoral de hoje no Iraque mataram 36 pessoas e feriram outras 96, na sua maioria civis, segundo um balanço divulgado pelo Ministério do Interior após o fecho das urnas.

Sucesso.. Ou nem por isso? (Parte 1)

"Há importantes divisões e de tal forma profundas que esta eleição em vez de unir as pessoas pode bem conduzi-las a divisões"

Comentou, à televisão de Abu Dhabi, o árabe-americano James Zogby, especialista em sondagens e analista nos EUA.

Sucesso.. Ou nem por isso?

Iraque: comissão eleitoral estima que oito milhões de pessoas tenham votado


A comissão eleitoral iraquiana reviu em baixa as estimativas de participação nas eleições de hoje, ao calcular em cerca de oito milhões o número de votantes. O organismo sublinha que os 72 por cento de participação inicialmente avançados “eram apenas uma estimativa”.
Num comunicado emitido pouco depois, a comissão insiste que os números inicialmente avançados “são um reflexo do enorme e compreensível entusiasmo com que este dia histórico está a ser vivido no terreno”. “Vão ser necessários vários dias até a Comissão Eleitoral Independente do Iraque apresentar números precisos sobre a votação”, acrescenta o organismo.
O entusiasmo da comissão eleitoral é partilhado por vários candidatos oriundos das regiões menos problemáticas do país, como o Sul xiita ou o Nordeste curdo, onde a afluência às urnas foi muito significativa ao longo de todo o dia. Mais problemática foi a votação em Bagdad (palco ao início da manhã de sete atentados-suicidas junto a secções de voto), no triângulo sunita a oeste da capital (onde a votação nas principais cidades terá sido residual) ou ainda na região de Mossul, uma cidade partilhada por curdos e sunitas, onde a afluência foi baixa nos bairros sunitas e ligeiramente superior nas zonas curdas.

Só para lembrar que : a população do Iraque ronda os 20 milhões de habitantes e que recenseados se encontram 13 milhões, não tendo a participação destas eleições chegado aos 8 milhões.
As zonas sunitas registam abstenções elevadíssimas, os xiitas votaram em grande número (sempre quero ver a reacção de Israel a mais um país xiita na região) e os curdos também votaram em grande número (quem não deve estar a achar muita piada são os Turcos...).

O Barril de Pólvora está pronto... O rastilho está estendido... Basta uma faísca....

Obrigado EUA, estamos eternamente gratos.....
Mas agora, deixem-nos (Resto do Mundo) tentar resolver a confusão que criaram....
Que não será tarefa nada fácil !!!!

O que eu gostava de saber

Condoleezza Rice,

Secretária de Estado norte- americana dixit:

"Os iraquianos são muito corajosos. O que vimos hoje, penso, foi o emergir de uma voz iraquiana defensora da liberdade."

"Os iraquianos não são capazes de garantir a sua segurança. Fomos para o Iraque por causa da nossa segurança, e também pela segurança da região, e é preciso acabar o nosso trabalho."

"Depois disso, podem ter a certeza de que os Estados Unidos não quererão permanecer mais tempo do que o necessário."


O que eu gostava de saber é:

Quem define o tempo necessário?
(os "Iraquianos Corajosos" não serão certamente...!!!)
Com que critérios?
(os mesmos que levaram a identificar o Eixo do Mal e a não incluir o Paquistão e a Arábia Saudita...?!?)
Baseados em que estudos? E de que especialistas?
( os mesmos que nos garantiam a existência de armas de destruição massiça no Iraque...?!?)

sábado, janeiro 29, 2005

Santana e a sua grande boca.....

Santana Lopes tem, nos últimos dias, massacrado a opinião pública com a tentativa, sistemática, de descredibilizar as sondagens que têm sido publicadas nos diferentes orgãos de comunicação social.
Proponho que façamos o mesmo em relação ao cartaz do PSD, segundo a lógica de Santana, não tem credibilidade (sim, eu sei que já sabíamos).

Estamos mesmo a precisar de uma Vassourada,

de Esquerda.... (não de centro!!)

Campanhas Eleitorais... (Desabafo)


Magritte
1929

Sondagens

Quadro das Sondagens

efectuadas para as Legislativas 2005

(Para melhor visualizar, carregue no Quadro)

Os Nove Preceitos do Debate Racional

Desidério Murcho, Prémio Filosofia 2004, assina na secção "Afirma Pereira" da revista Periférica, um artigo sobre "Filosofia, Lógica e Democracia".
Determina, Desidério Murcho, os seguintes preceitos do debate racional:

1. Respeitar e ouvir atentamente as pessoas que discordam de nós.
2. Estar disponível para mudar de idéias se os nossos argumentos não resistirem à discussão.
3. Não saltar de assunto em assunto, sem antes discutir adequadamente o que estava em discussão.
4. Distinguir o central e relevante do periférico e acessório.
5. Saber reagir a contra-exemplos e a exemplos hipotéticos ilustrativos.
6. Não usar ataques pessoais de qualquer espécie.
7. Dominar (ainda que intuitivamente) os aspectos elementares da lógica informal.
8. Conhecer a bibliografia relevante.
9. Ter reflectido de forma razoavelmente sistemática no tema em causa.

Nunca Mais ...!!!! (Parte 5)

"Uma parte da nossa existência reside nas almas de quem entra em contacto connosco: eis por que é não-humana a experiência de quem viveu dias em que o homem foi uma coisa aos olhos do homem."

Se Isto É Um Homem

Primo Levi

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Realidade ou Utopia ?

Ahmed Qurei (Abu Alaa)

"O primeiro-ministro e presidente do Conselho de Segurança Nacional palestiniano, Ahmed Qurei (Abu Alaa), assinou um decreto proibindo o porte de armas nos territórios. De acordo com o referido documento, apenas os elementos das forças de segurança têm o direito de estar armados. O chefe do Governo, que - tal como o Presidente Abu Mazen - se comprometeu a acabar com o "caos das armas" em Gaza e na Cisjordânia -, deu ordem às forças de segurança para actuarem contra todo aquele que seja encontrado armado sem a devida autorização. O decreto de Abu Alaa é, porém, omisso sobre as sanções a aplicar aos infractores."

Parece-me mais utopia, mas ... a esperança é a última coisa a morrer...!

Já agora... E que tal a Nação mais Democrática do Mundo (EUA), aprender com as suas próprias imposições a terceiros (neste caso à Autoridade Palestiniana), e aproveitar para acabar com o uso e porte de arma dentro das suas próprias fronteiras...

Já nem falo da Pena de Morte....

Até amanhã, camaradas

São seis horas, três por dia, de transcrição para televisão do livro Até Amanhã, Camaradas, de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal, como ele já reconheceu).

Na SIC por estes dias... A não perder !!!

Tão amigos que eles eram ...


Zangaram-se as comadres ???
Tão amigos que eles eram...
Eu lembro-me !!!
Todos os dias aparece uma nova.... Todos participam na confusão.... Esta campanha eleitoral é uma paródia....
Infelizmente!!!!

Despenalização ?????

Despenalizar drogas leves



A Juventude Socialista (JS) comprometeu-se ontem a apresentar no Parlamento, na próxima legislatura, um projecto de lei para legalizar o consumo de drogas leves .
"Um consumidor de drogas leves continua a ter de recorrer ao mesmo traficante que vende drogas duras", apontou Pedro Nuno Santos, para justificar a legalização do consumo de cannabis e derivados, sublinhando que "não há registo de mortes" causadas por aquelas substâncias. "As drogas leves não são mais perigosas para a saúde do que o álcool ou o tabaco", afirmou o secretário-geral da JS.

A direcção do PS não quis comentar estas propostas.
Para variar.....

Nunca Mais ...!!!! (Parte 4)

O Trabalho Liberta

Portões do campo de concentração de Auschwitz

"A voz foi reduzida ao sussurro, passando a silêncio profundo assim que a fachada ‘Arbeit Macht Frei’ (’O trabalho torná-los-á livres’) surgiu. Ruído, só o do vento, o dos pés arrastados e o do estilhaçar das folhas caídas. "

Freitas do Amaral... Quando era Líder !!!!

Sem comentários..... (LOL)

Nunca Mais ...!!!! (Parte 3)

O capricho de Hitler foi pago com mais de 6 milhões de Judeus, mais de 3 milhões de soldados, mais de 2 milhões de mutilados, mais de meio milhão de vítimas de bombardeamentos, mais de quatro milhões de mortos, e mais de 16 milhões de refugiados.

Nunca Mais ...!!!! (Parte 2)

"A SOLUÇÃO FINAL"

Eichmann em Jerusalém, perante o tribunal

Para quem não sabe,

"Adolf Eichmann (19 de Março de 1906 - 1 de Junho de 1962) foi um oficial de alto ranking na Alemanha Nazi, e um membro da SS (Schutzstaffel). Ele foi largamente responsavel pela logística do extermínio de milhões de pessoas durante o Holocausto, em particular Judeus, o que foi chamado de "solução final" (Endlösung). Ele organisou a identificação e o transporte de pessoas para os diferentes campos de concentração. É por isso que é conhecido frequentemente como o 'Executor Chefe' do Terceiro Reich.

Finda a Segunda Guerra Mundial, Eichmann fora capturado por tropas americanas. No entanto, em 1946 ele consguiu escapar de um campo de prisão. Depois de muitas viagens (sobretudo em Itália e no Médio Oriente), tendo inclusivamente se servido de um passaporte emitido legalmente pelo Vaticano, ele foi para a Argentina em 1950, onde viveu sob o nome de Ricardo Klement, e trouxe a sua família para o país logo depois.
Em 11 de Maio de 1960, Adolf Eichmann foi raptado por uma equipa de agentes secretos Israelitas liderados por Peter Malkin da Mossad (Serviços secretos israelitas) após meses de observação. Foi levado para Israel num voo de um avião da El Al em 21 de Maio de 1960.
Adolf Eichmann foi julgado em Israel, num processo que começou a 11 de Fevereiro de 1961. Foi acusado de 15 ofensas criminosas, incluindo a acusação de crimes contra a Humanidade, crimes contra o povo Judeu, e pertença a uma organização criminosa.
O julgamento causou grande controvérsia internacional. O governo Israelita autorizou que cadeias noticiosas de todo o mundo transmitissem ao vivo o julgamento. Os espectadores televisivos viram um homem sentado atrás de um vidro à prova de balas, impassivo, enquanto muitos sobreviventes do Holocausto testemunharam contra ele e o seu papel no transporte de vítimas para os campos de extermínio. Durante todo o tribunal, Eichmann insistiu que apenas cumpria as suas ordens.
Foi condenado em todas as acusações e recebeu a sentença de morte (a única pena de morte civil alguma vez levada a cabo em Israel) a 2 de Dezembro de 1961 e foi enforcado poucos minutos depois da meia-noite de 1 de Junho de 1962, na prisão de Ramla, perto de Tel Aviv."


"Eu recordo com profunda gratidão da ajuda de padres católicos na minha fuga da Europa e decidi, em honra da fé católica, tornar-me membro honorário".
Adolf Eichmann, 1961

quinta-feira, janeiro 27, 2005

"Maré Alta"

"Aprende a nadar companheiro.
Que a maré se vai levantar."

"Maré Alta", Sérgio Godinho, 1971

Nunca Mais ...!!!!

Auschwitz: 60 Anos Depois



As cerimónias do 60º aniversário da libertação dos campos de morte nazis culminam hoje em Auschwitz, com uma dimensão sem precedentes, na presença de 2000 antigos deportados, de 50 soldados russos que entraram no campo a 27 de Janeiro de 1945 e de 44 chefes de Estado, de governo ou ministros da Europa e outros continentes. É a "última cerimónia" para muitos dos sobreviventes, muito idosos. O lema será o de sempre: "Nunca mais". A "solução final" da questão judaica pelos nazis vitimou entre 5,1 e 5,8 milhões de judeus. Auschwitz foi o mais mortífero dos campos.




Em 1940, o exército alemão transformou Auschwitz num campo de trabalhos para presos de guerra polacos, mas os nazis rapidamente aumentaram as instalações, tornando-as num vasto campo de morte. O complexo concentracionário tinha três campos principais. Até Janeiro de 1945, entre 1,2 e 1,5 milhões de pessoas morreram em Auschwitz. Cerca de um milhão eram judeus, mas estes não foram as únicas vítimas. Presos polacos, prisioneiros de guerra soviéticos, ciganos, deficientes, homossexuais e prisioneiros de consciência também foram mortos nas câmaras de gás nazis.
O exército soviético chegou ao campo a 27 de Janeiro de 1945, libertando cerca de sete mil prisioneiros, sobretudo mulheres e crianças. Perante o avanço soviético, os nazis haviam morto muitos presos e obrigado 58 mil a abandonar o campo e andar durante dias à neve e ao frio. Mais de 15 mil morreram nessa "Marcha da Morte".



O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, advertiu contra o anti-semitismo: "O mal que destruiu seis milhões de judeus, e outros, nestes campos permanece uma ameaça ainda hoje. (...) Cada geração tem de estar em guarda para impedir que estas coisas jamais se repitam".
Auschwitz lembra precisamente que nada é irreversível. Nos aniversários diz-se sempre "nunca mais".

Nostradamus não faria melhor...

Nostradamus

O CDS-PP já desvalorizou o apelo feito pelo fundador do partido, considerando que «a opinião de alguém com um percurso tão sinuoso não terá eco».
«As pessoas apreciam a coerência, não valorizam um percurso tão curioso e sinuoso como tem Freitas do Amaral», disse à Lusa o vice-presidente do CDS-PP, Pires de Lima, recordando que Freitas do Amaral «já tinha dado um passo à esquerda» nas últimas eleições, em 2002, quando apelou à maioria absoluta do PSD.
Não sei se rio ou se choro....
Pires de Lima, vice-presidente e ministriàvel pelo CDS/PP, não faz mais do que insinuar:
O Homem tá caquético e é incoerente....
No post "Freitas do Amaral vota PS" fiz uma previsão (à Nostradamus) e esta resposta mais não é do que a confirmação....
Vou já sair de casa e jogar no EuroMilhões....

Freitas do Amaral vota PS

Freitas do Amaral dixit :

«Não tenho dúvida em afirmar que, no meu entender, o voto necessário é no PS.»

«Faço-o como centrista, que sempre se declarou aberto a alianças quer com o centro-esquerda quer com o centro-direita.»

«Faço-o também como democrata-cristão (independente) que considera tão importante uma generosa política de justiça social como uma adequada política económico-financeira - e não apenas esta.»

«Do ponto de vista estratégico, não avançámos nada nas bases do nosso desenvolvimento; do ponto de vista económico-financeiro, não consolidámos as finanças públicas; do ponto de vista social, não combatemos a pobreza nem diminuímos o fosso entre ricos e pobres.»

«Portanto, e em resumo, o que proponho é: não deixar de votar; votar no PS; e dar-lhe uma maioria absoluta. Tudo o resto servirá apenas para prolongar a agonia de um País que merece melhor sorte.»

Estas frases, e a decisão de Freitas do Amaral em apoiar o PS, fazem-me lembrar uma frase de Winston Churchill:

"Não fui eu que mudei, foram os Partidos."

Claro que Freitas do Amaral mudou de opinião e sentido de voto, mas também temos de reconhecer que o CDS/PP não é o mesmo partido que Freitas do Amaral, Adriano Moreira e Lucas Pires fundaram.

É um partido mais radical, mais à direita e com outras preocupações sociais, económicas e políticas.

O sistema de partidos em Portugal está em fase de Declínio/Renovação como são óptimos exemplos: a ascenção mediática do Bloco de Esquerda (Partido de Causas) e Freitas do Amaral (Redefinição ideológica em relação aos Partidos).

Tenho pena é que a explicação na comunicação social vá ser : da direita, "Tá caquético!!", da esquerda, "Percebeu que estava errado!!"

O Derby dos Derbys



Ontem, assisti a um dos melhores jogos de futebol da minha vida (ainda por cima o Benfica ganhou!! Coisa RARA). Bem jogado, intenso, renhido e jogado nos limites físicos e técnicos.
Provei a teoria de que o Benfica-Sporting é mesmo o jogo mais importante de Portugal. E, provei também a teoria, de que o futebol continua a ser uma das nossas indústrias mais competitivas, com mais mercado e com melhores perspectivas de desenvolvimento e afirmação internacional.
Infelizmente, continua a ser o futebol (e a clubite) a dar as maiores alegrias a este País (Euro2004 ), dê por onde der..... O Futebol mexe com o País e dá-lhe alegrias que mais nenhuma actividade se pode gabar!
Tenho é pena daqueles que não vão à bola com o futebol ...
O que será que lhes dá alegrias?
A política não será certamente !
E o Fado não canta assim....


Quadratura do Círculo



Hoje, no programa Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira defendeu a ideia de que o debate eleitoral desta campanha, entre o PS e o PSD, devia estar a ser feito pelas pessoas que escreveram os respectivos programas eleitorais. Assim, segundo Pacheco Pereira, o debate devia ser entre António Vitorino e António Mexia.
A ideia não é má.... Pior do que os actuais é difícil...
Mas dá-me a sensação de que Pacheco Pereira está a fazer mais do que uma constatação ou divagação, em minha opinião, está a mandar um recado para dentro do PSD bastante claro....
Se Marques Mendes foi lançado na corrida pela liderança do PSD, esta semana, pela comunicação social, António Mexia, foi lançado hoje por Pacheco Pereira.
Já temos dois pré-candidatos, outros se seguirão....
Ainda no referido debate, Lobo Xavier, ministriàvel pelo CDS/PP, defendeu acérrimamente a opção do seu partido, de apresentar um Governo Sombra e se apresentar ao Eleitorado como partido de Governo.
Deviam ter visto a galhofa que foi.... Pacheco Pereira e José Magalhães fartaram-se de rir... Ainda tentaram chamá-lo à razão... Mas, rapidamente se aperceberam que Lopo Xavier estava obstinado.... Então deixaram o homem falar até este se aperceber do RIDÍCULO em que se encontrava.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Inspecções subaquáticas

Inspecções subaquáticas a 69 pontes iniciam-se no Verão





"A empresa Estradas de Portugal (EP) anunciou hoje um programa inédito de inspecções subaquáticas de rotina em 69 pontes e viadutos do país, que deverá começar no Verão, para detectar eventuais anomalias."


Eu adoro estas notícias.... Três anos depois de um dos pilares da ponte que liga Entre-os-Rios a Castelo de Paiva ter ruido, arrastando um autocarro e pelo menos dois automóveis ligeiros, leio a notícia de que finalmente vamos ter uma inspecção a sério às pontes e viadutos deste país.
Para mim, é tarde, tardíssimo.... E digo isto porque uma ponte já ruíu e outras estão extremamente degradadas. Mas com isto não quero dizer que não se faça, claro que se deve fazer.
Mas choca-me que três anos depois de uma desgraça, ainda se esteja a anunciar o projecto, em vez do trabalho já estar concluído. Significa isto que já nem com as desgraças aprendemos... pelo menos não aprendemos depressa.

Parece que já oiço as respostas daqueles que estiveram no Governo (nesta e na anterior Legislatura) e que foram responsáveis directos pelos respectivos pelouros, nas duas últimas legislaturas:

"Mais vale tarde do que nunca!"

Santana vs. Sócrates

Frente - a - Frente confirmado !!




O frente-a-frente televisivo entre os líderes do PSD e PS, Santana Lopes e José Sócrates, vai realizar-se a 3 de Fevereiro com transmissão no canal 2 da RTP e na SIC. O debate deverá ocorrer num local neutro e ser moderado por três jornalistas, um indicado pelo Clube dos Jornalistas - que fará também uma introdução ao frente-a-frente - e dois pela SIC.
O acordo prevê que o debate seja transmitido em simultâneo na SIC e na 2: (RTP), e com sinal aberto para os canais internacionais das duas estações e para as rádios.

No início da pré-campanha, José Sócrates fez saber que apenas aceitaria a realização de um frente-a-frente televisivo com Santana Lopes - e outro com todos os líderes partidários - enquanto o presidente do PSD tem dito estar disponível para todos os debates.
No entanto, Santana Lopes adiou os debates que já estavam previstos com dirigentes de outros partidos enquanto não estivesse acordado um frente-a-frente com Sócrates num canal com mais audiência do que a 2:, onde estava inicialmente previsto o "duelo" organizado pelo Clube dos Jornalistas.

Vamos, finalmente, ter os candidatos (os que ponhem ganhar!!) a 1º.Ministro, a debater e, espera-se, a apresentar propostas.

Podemos não gostar de um, de outro ou dos dois, mas todos queremos saber o que se propõem fazer quando e se ganharem.

5 ... A conta que o Grande Líder fez....



5 é o comprimento máximo, em centímetros, que o cabelo dos habitantes da Coreia do Norte poderá atingir de acordo com as recomendações oficiais que sugerem que os cabelos compridos

"consomem muita nutrição e energia"


A Coreia do Norte, o último Estado Estalinista do mundo, prepara-se para comemorar, no dia 16 de Fevereiro, o sexagésimo aniversário do “Querido Líder”, Kim Jong-Il. O povo vai ser chamado a celebrar o evento, como é de praxe, mas desta feita com o cabelo bem cortado.

Top 20 dos Ditadores

Top 20 dos Ditadores
(Há mais do que às vezes pensamos)




1º) Kim Il Sung (Coreia do Norte) – Ditador durante 46 anos; morreu, já não dita mais.
2º) Fidel Castro (Cuba) – Ditador há 45 anos; ainda não deixou de ditar, podendo ainda ganhar
a medalha de ouro.
3º) Enver Hoxha (Albânia) – Ditador durante 41 anos; morreu, já não dita mais.
4º) António Salazar (Portugal) – Ditador durante 36 anos; morreu, já não dita mais.
4º) Francisco Franco (Espanha) – Ditador durante 36 anos; morreu, já não dita mais.
6º) Teodor Jhivkov (Bulgária) – Ditador durante 35 anos; morreu, já não dita mais.
6º) Josip Broz Tito (Jugoslávia) – Ditador durante 35 anos; morreu, já não dita mais.
6º) Alfredo Stroessner (Paraguai) – Ditador durante 35 anos; morreu, já não dita mais.
9º) Reza Pahlavi (Irão) – Ditador durante 34 anos; morreu, jã não dita mais.
10º) Muammar Khaddafi (Líbia) – Ditador há 33 anos; ainda não deixou de ditar, sendo
provável que suba no ranking.
11º) Haile Selassie (Etiópia) – Ditador durante 32 anos ; morreu, já não dita mais.
11º) Mobuto Sese Seko (Congo) – Ditador durante 32 anos; morreu, já não dita mais.
13º) Rafael Trujillo (Rep. Dominicana) – Ditador durante 31 anos; morreu, já não dia mais.
14º) Hafez Al-Assad (Síria) – Ditador durante 30 anos; morreu, já não dita mais.
14º) Hastings Banda (Malawi) – Ditador durante 30 anos; morreu, já não dita mais.
14º) Thojib Suharto (Indonédia) – Ditador durante 30 anos; é pouco provável que volte a ditar.
17º) Vicente Gómez (Venezuela) – Ditador durante 27 anos; morreu, já não dita mais.
17º) Mao Tse Tung (China) – Ditador durante 27 anos; morreu, já não dita mais.
19º) Joseph Stalin (URSS) – Ditador durante 25 anos: morreu, já não dita mais.
20º) Nicolae Ceaucescu (Roménia) – Ditador durante 24 anos; morreu, já não dita mais.

Assim não .... !

Santana Lopes Apela ao Apoio dos Autarcas na Campanha



O presidente do PSD apelou ontem ao apoio dos autarcas sociais-democratas na campanha eleitoral para as legislativas, para o partido recuperar nas intenções de voto, durante um almoço que decorreu em Leiria. Pedro Santana Lopes afirmou mesmo que o PSD só conseguirá ganhar as eleições se os autarcas "derem o melhor de si".

"Sei que o principal depende de mim, pois o resultado tem mais a ver com o líder nacional do que com o esforço que cada um faz. Mas há meio por cento, um, dois por cento que depende do poder local. Sei o que são capazes de fazer no terreno", afirmou o presidente do PSD

Confrontado pelos jornalistas com as críticas do Presidente da República pela forma como está a decorrer a pré-campanha eleitoral, o presidente do PSD considerou "um pouco injusto" que Jorge Sampaio tenha pedido mais empenho em debater os problemas concretos do país.

Pois é!
Santana, pede a "AJUDA" dos autarcas e respectivas autarquias!
Considera que o poder local deve participar activamente na campanha eleitoral, tornando-se um polo decisivo de uma batalha eleitoral e político-partidária.
E, depois disto tudo, ainda considera "injusto" as críticas do Presidente da República.

Assim não !!!!
É anti-democrático, populista, e perigoso !!!

História mal contada .....

Saída de Jardim Gonçalves da presidência do BCP


O anúncio foi feito ontem à tarde no final da conferência de imprensa para apresentação dos resultados anuais de 2004. Antes, durante a manhã, o actual presidente com mandato até 2006, tinha-se deslocado ao Ministério das Finanças para falar com Bagão Félix.
Na véspera, o banqueiro desenvolveu contactos junto das autoridades oficiais, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal.
Hoje, Jardim Gonçalves deverá dar a conhecer formalmente as mudanças projectadas no Millennium, ao Presidente da República, Jorge Sampaio, e ao primeiro-ministro, Santana Lopes.

Uma pessoa lê e volta a ler, mas a dúvida persiste... Porquê ? Porquê agora? Porquê desta maneira? Porque é que uma pessoa que é um autêntico Workaholic de repente quer se reformar?

Perguntas a que o tempo irá responder....
Mas que é estranho, é!
E, que a história tá mal contada, tá!

Como se luta contra o Racismo?

Como se luta contra o RACISMO ?


Como combater o Racismo?? Aqui vai uma sugestão! Ainda por cima verídica...

"Aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres. Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a hospedeira.

- Qual é o problema, senhora? Pergunta a hospedeira.
- Mas você não está vendo? Responde a senhora - Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Dê-me outro lugar.
- Por favor, acalme-se. Diz a hospedeira. - Quase todos os lugares deste vôo estão ocupados. Vou ver se há algum lugar disponível.
A hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe economica. Conversei com o comandante e ele confirmou-me que não há mais nenhum lugar na executiva.
Entretanto ainda temos um lugar na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a hospedeira continuou:
- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe económica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado depessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a hospedeira complementa:
- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue nos seus pertences que o lugar da primeira classe está à sua espera.

E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas."

A bela Política Económica deste Governo

Défice orçamental de 2004 agravou-se 10,1 por cento face a 2003


A Direcção-Geral do Orçamento (DGO) divulgou hoje que o défice orçamental do subsector Estado em 2004 agravou-se 10,1 por cento, face a 2003, para 7.101,5 milhões de euros. Este valor corresponde a 5,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2004.
O valor da comparação é apurado, nota o documento da DGO, excluindo despesas dos anos anteriores, como habitual, e em particular o efeito de medidas extraordinárias.
Por outro lado, acrescenta a DGO, a despesa de 2004 está influenciada pelo Orçamento Rectificativo que, sem agravar a totalidade do saldo orçamental, altera os contributos das respectivas componentes, no caso agrava o défice do subsector Estado em 700 milhões de euros.
Sem os efeitos destas medidas, o agravamento homólogo do défice em 2004 teria sido de 50,2 por cento.
O défice global resulta da degradação conjunta dos saldos corrente e de capital.
O saldo corrente, considerando aqueles factores extraordinários, agravou-se em 15,3 por cento para 4.074,9 milhões de euros, mas se se ignorarem os factores o agravamento homólogo é de 95,7 por cento.
O défice de capital agravou-se 14,3 por cento para 3.026,6 milhões de euros.

ASSIM SE VÊ A BELA POLÍTICA ECONÓMICA DESTE GOVERNO DE COLIGAÇÃO E O PODER DESTRUTIVO DA MARCA CDS/PP NO GOVERNO DESTE PAÍS !



Pergunta para o Referendo à Constituição Europeia

http://europa.eu.int/eur-lex/lex/JOHtml.do?uri=OJ:C:2004:310:SOM:PT:HTML



O governo britânico deu mais um passo na campanha para a ratificação da Constituição europeia, ao revelar hoje a formulação da pergunta que será colocada aos eleitores, em data ainda a definir.

"O Reino Unido deve aprovar o tratado que estabelece uma Constituição para a União europeia?"

Esta será a pergunta a colocar aos eleitores britânicos, segundo um comunicado do governo britânico hoje divulgado.
Agora comparem esta pergunda Britânica à primeira proposta de Portugal à pergunta sobre o mesmo referendo:

"Concorda com a Carta dos Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"
A simplicidade de uma e a complexidade de outra são chocantes.... Na primeira temos uma pergunta, na segunda temos três...
Sem comentários....


segunda-feira, janeiro 24, 2005

Programa do CDS/PP

Programa Eleitoral do CDS/PP às Legislativas 2005

Ainda não se encontra disponível o Programa Eleitoral do CDS/PP mas quando for anunciado será publicado neste site.

Este Post insere-se no compromisso assumido por este blog de divulgar os programas dos vários partidos concorrentes.

Programa do PCP

Programa Eleitoral do PCP às Legislativas 2005



Já se encontra disponível o Programa Eleitoral do PCP às eleições legislativas de 2005. Pode proceder ao download em :

Este Post insere-se no compromisso assumido por este blog de divulgar os programas dos vários partidos concorrentes.

Programa do PPD/PSD

Programa Eleitoral do PPD/PSD às Legislativas 2005



Já se encontra disponível o Programa Eleitoral do PPD/PSD às eleições legislativas de 2005. Pode proceder ao download em :

Este Post insere-se no compromisso assumido por este blog de divulgar os programas dos vários partidos concorrentes.

Programa do Bloco de Esquerda

Programa Eleitoral do Bloco de Esquerda às Legislativas 2005

Já se encontra disponível o Programa Eleitoral do Bloco de Esquerda às eleições legislativas de 2005. Pode proceder ao download em :

http://www.bloco.org/pdf/programa2005.pdf

Este Post insere-se no compromisso assumido por este blog de divulgar os programas dos vários partidos concorrentes.


As Novas Fronteiras

Ainda não está disponível online o programa eleitoral do PS, assim deixamos aqui o Link para o fórum de discussão Novas Fronteiras.


O Estado sou Eu !!!


Assim se vê Paulo Portas. As últimas declarações, todas incluídas numa pré-campanha fratricida, de objectivo claro... Manutenção no Poder!
È compreensível que assim seja, o CDS/PP, ao contrário do que o seu líder quer fazer paracer, não é, nunca foi e provalvelmente, nunca será um partido para ganhar umas eleições legislativas em Portugal. As únicas vezes que o CDS/PP esteve no Governo, foram em situações de coligação, para viabilizarem Governos de PS ou PSD.
De todas as vezes a experiência correu mal ! Para não dizer péssimamente ! Foram Governos instáveis, retrógados e dos quais a maioria de nós faz por esquecer. Esta última experiência, pode ser considerada, no mínimo, como a "cereja no topo do bolo", com a respectiva demissão por INCOMPETÊNCIA !
Mas, por incrível que pareça, Paulo Portas apresenta-se nesta campanha, como o garante da estabilidade, da competência, do rigor e dos valores que, segundo o próprio, "são os valores históricos e inatos da sociedade Portuguesa".
É preciso ter lata, muita lata.... Então não é que Paulo Portas não hesita em ilibar-se completamente da política desastrosa do Governo a que pertenceu e possibilitou parlamentarmente. Afirma constantemente que os Ministérios a cargo do PP foram os melhores, os únicos que se salva daquele desnorte que foi o último Governo de Santana/Portas.
O PP tinha, salvo o erro, a seu cargo, o Ministério da Defesa, das Finanças, do Ambiente e do Turismo. Começemos pela Defesa (Ministro Paulo Portas) e pelas suas medidas mediáticas, o fim do Serviço Militar Obrigatório (SMO) e as Oficinas Gerais Material Aeronáutico (OGMA). No primeiro caso, a medida já tinha sido apresentada, durante o Governo de Guterres, tendo ficado decidido o fim do SMO, através da aplicação das medidas necessárias e da afixação de uma data definitiva, ou seja Paulo Portas, mais não fez, do que continuar com o projecto do Governo Socialista, conduzindo o projecto até à data prevista. No caso das OGMA, o caso "fia mais fino", Paulo Portas, numa primeira fase, agarra na empresa falida, pressiona a Ministra das Finanças da altura, e consegue o capital financeiro para reabilitar a empresa. Mas, "quando a esmola é muita o pobre desconfia" e o que acontece depois é a privatização das OGMA por uma valor 1/3 inferior ao preço de referência no mercado, deixando ao Estado Português a factura da injecção de capital feita para salvar a empresa. Comete ainda o erro estratégico de vender a empresa a um concessionário Brasileiro, em vez de "aproveitar" o interesse da companhia Europeia e a possibilidade de entrar no consórcio Europeu de Aeronáutica, que irá (os últimos dados o confirmam) dominar a indústria mundial nos próximos anos.
No Ministério das Finanças (Ministro Bagão Félix) tivemos o famoso Código de Trabalho, responsável directo pelo despedimento e consequente desemprego de milhares de pessoas.
Ainda nos tentaram "jogar areia para os olhos" com a questão da banca, quando nos diziam que estavam a lutar contra o lobby Bancário, que iam aumentar os impostos sobre a banca.... Nada mais falso! Apesar de o regime geral ter aumentado, o regime das Off-shore foi reduzido. Adivinhem lá, onde estão as sedes do Bancos? E qual o regime de tributação a que estão sujeitos? Correcto, estão nas Off-shore (Madeira) beneficiando da redução fiscal a que estas foram sujeitas. É uma das maiores vergonhas deste País! As Off-shore são um dos sítios, e uma das formas mais usadas em Portugal para a fuga fisco e lavagem de dinheiro. Ou seja, Bagão Félix, não aumentou a tributação à Banca, REDUZIU!
Nos Ministério do Turismo (Ministro Telmo Correia) e no do Ambiente (Ministro Luís Nobre Guedes) então roça-se o ridículo, faça o leitor um esforço para se lembrar de alguma medida concreta associada com estes dois ministérios... Então? Lembrou-se de alguma coisa? Não? Claro que não! Simplesmente porque a única coisa que está associada a este minitérios é a da deslocação das Secretarias de Estado para outras cidades. Medida POPULISTA que apenas serviu para dificultar a vida dos Portugueses e gastar dinheiro ao Estado.
Mas continuamos a ouvir falar da famosa Marca CDS e que foram os super-ministros da História da Democracia em Portugal. Não foram, não são e duvido que venham a ser. É certo e sabido que a derrota da Direita é uma realidade cada vez mais próxima, só não se sabe em que moldes. Os objectivos do CDS\PP são: atingir os dois dígitos em percentagem, ficar à frente em termos eleitorais do BE e do PCP, e vir a fazer parte do próximo Governo.
Objectivos demasiados irrealistas, utópicos e megalómanos! O CDS/PP não tem eleitorado, não tem um projecto credível e, pelos vistos, não tem um líder à altura de uma campanha exigente e de projectos. Como se viu, recentemente, quando gaguejou (demasiadas vezes) durante o debate televisivo com Francisco Louça (Sic Notícias) onde demonstrou não dominar os dossiers e onde não foi capaz de apresentaar uma única proposta concreta para a próxima legislatura (apesar de ter apresentado um Governo Sombra !?!?), perante um Louça cheio de propostas, de ideias, e com um profundo conhecimento dos dossiers (confirma-se a capacidade de trabalho e preparação do líder Bloquista).
Paulo Portas acha que o Estado é ele e o CDS/PP, mas o Estado somos todos nós, algo que no dia das eleições lhe vamos, TODOS, lembrar....


domingo, janeiro 23, 2005

Porto Santo ... A Homenagem !!

Porto Santo

Lat: 33 04 15N Long: 016 20 59W

Provavelmente a ultima ilha paradisíaca na Europa!

http://pxo-portosanto.blogspot.com///


A denominada "Ilha Dourada", situa-se a 40 Km para nordeste da ilha da Madeira.O Porto Santo é uma ilha de rara beleza bem distinta da ilha da Madeira, apesar da sua proximidade geográfica.
Tem um área de 50 km2 (11km de comprimento e 7 km de largura). Nove quilómetros de areia fina e dourada com propriedades curativas, banhada por um mar deliciosamente calmo, límpido e profundamente azul. Quase totalmente coberta de matérias calcárias, a sua paisagem é árida predominando os tons de amarelo e castanho.