Resultado eleitoral deu razão ao Presidente da República
"Quem quer que esteja próximo (...) e, em contacto (...), põe-se a raciocinar, qualquer que seja o assunto tratado, é arrastado pelas espirais do diálogo e inevitavelmente é forçado a seguir adiante, até que, surpreendentemente, vê-se a prestar contas de si mesmo e do modo como vive, pensa e viveu". (Platão)
Sabia que, pela primeira vez na História da Democracia Portuguesa, um dos dois maiores partidos (PS ou PSD), não tem deputados suficientes para impedir uma Revisão Constitucional do outro com os Partidos pequenos ?
PS: 45,05% (120 deputados) 2.573.302 votos
PSD: 28,69% (72) 1.638.931
CDU: 7,57% (14) 432.139
CDS-PP: 7,26% (12) 414.855
BE: 6,38% (8) 364.296
PCTP/MRPP: 0,84% (0) 47.745
PND: 0,70% (0) 39.986
PH: 0,30% (0) 16.866
PNR: 0,16% (0) 9365
POUS: 0,10% (0) 5572
PDA: 0,03% (0) 1604
Votantes: 5.711.981 (65,02%)
Abstenção: 3.072.721 (34,98%)
Brancos: 103.555 (1,81%)
Nulos: 63.765 (1,12%)
"Santana Lopes divulgou, esta quinta-feira, alguns nomes que poderão integrar um futuro governo PSD, caso o partido vença as eleições de domingo. Proença de Carvalho, António Mexia e Miguel Cadilhe são alguns dos nomes ministeriáveis.
Que país o nosso ...
"O líder do PSD, Pedro Santana Lopes, assinou hoje um "contrato com os portugueses", que inclui dez medidas que os sociais-democratas se comprometem a aplicar caso vençam as eleições de domingo, mas adiou o anúncio, previsto para hoje, dos principais nomes que integrarão um eventual Governo do PSD."
"Perdi a voz, mas não perdi a esperança. No dia 20, votem na CDU e obrigado pela vossa compreensão"
Jerónimo de Sousa, no momento em que abandonou o debate, devido a problemas de saúde.
"os acordos são para cumprir"
Paulo Portas, em relação ao acordo pré-eleitoral do CDS/PP com o PPD/PSD.
"O doutor Paulo Portas fica irritado porque não quer admitir que tem tanta responsabilidade na governação como o PSD"
José Sócrates
"Não é só o engenheiro Sócrates que tem o direito a não falar de cenários que não lhe são favoráveis"
Paulo Portas, em relação a uma posível coligação pós-eleitoral do CDS/PP com o PS.
"Não equaciona um plano B ?"
José Alberto Carvalho, pergunta a Sócrates, o que este vai fazer se não obtiver a maioria absoluta, o seu plano A .
"Já percebemos que Paulo Portas foi o único ministro que criou empregos neste governo"
José Alberto Carvalho, depois de Paulo Portas, de forma populista e demagógica, ter defendido a brilhante política de emprego do seu Ministério em comparação com o descalabro do desemprego no país.
"o meu pai melhorou muito quando voltou a trabalhar."
Santana Lopes, acerca da proposta de aumento da idade de reforma.
"não quero criar 150 mil empregados, sou mais modesto, quero criar 150 mil empresários"
Paulo Portas
"O PPD/PSD foi o partido que teve mais ministros da educação".
Santana Lopes, desculpando-se quando toda a gente dizia que a educação está numa situação lastimável, acabando por dar um tiro no próprio pé.
"A economia e as condições de governação dominaram esta noite o único debate televisivo a cinco da campanha eleitoral, que ficou reduzido a quatro líderes devido ao abandono de Jerónimo de Sousa, com problemas de voz.
Sem novidades, a primeira parte do debate centrou-se no tema da economia e do modelo de crescimento económico, com os líderes do PS e do PSD a responsabilizarem-se mutuamente pela actual situação do país."
Mais um debate ....
Mais uma frustração de debate ...
Tivemos um debate centrado na economia. Dando especial relevo ao modelo de crescimento económico (que é, actualmente, igual, no essencial, a PS e a PSD) do País.
Assim sendo, os dois partidos de Governo, dedicaram-se à responsabilização mútua pela actual situação. E, nesta questão têm razão. O PS e o PPD/PSD (+CDS/PP) , e respectivas governações, são, efectivamente, os maiores responsáveis pelo estado actual do País.
O debate, nesse aspecto, só serviu para comprovar o que já todos sabíamos.
Análise Líder a Líder:
"O chanceler alemão causara sábado alguma controvérsia ao preconizar uma reforma em profundidade das estruturas da cooperação transatlântica, e ao sublinhar que a NATO «já não é o local principal onde os parceiros transatlânticos discutem e coordenam as suas estratégias»."
"A sua proposta de criar um painel de alto nível para reflectir a reforma destas estruturas foi acolhida com alguma frieza, nomeadamente pelo secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, e pelo secretário-geral da NATO, o holandês Jaap de Hoop Scheffer."
"«Tenho a firme impressão que tanto na NATO como nas relações transatlânticas (...) existe um interesse crescente em desenvolver o diálogo transatlântico e em conseguir que repouse em fundações sólidas«, indica Schroeder. "
«Isso significa também que temos mais a dizer nas decisões que forem tomadas», notou."
Mais uma vez, a questão da NATO e a sua importância a dividir Federalistas e Atlantistas ....
Independentemente de tudo, a PESC, não morre. Apenas é posta em stand-by, à espera de conjunturas mais favoráveis, ao seu desenvolvimento e consolidação...
Na querra do Iraque, foi posta na gaveta (um passo atrás), e agora, em conjuntura mais favorável, através da NATO e da sua redefinição, tenta-se consagrar uma visão europeia em termos de Política Externa (tenta-se dar dois passos à frente).
A União Europeia é baseada, desde sempre, em processos de "dar um passo atrás, para dar dois à frente".
Na minha opinião, apesar de ser, porventura, um dos dossiers mais complexos da Integração Europeia, a PESC, tem vindo a ser aplicada (com avançoes e recuos) nos últimos anos ...
Não considero que o processo seja fácil, mas considero-o quase irreversível ...
A aspiração de Gerhard Schroeder "Isso significa também que temos mais a dizer nas decisões que forem tomadas", não é mais do que a aspiração e aplicação da PESC.
Curiosamente :
D. Januário:
"No dia em que os partidos assumirem claramente a separação entre a vida política e a religiosa - e os sacerdotes adoptarem o mesmo código de conduta - seremos um País melhor, menos complexado."
Sabe quem é??
AIU (Aliança Iraquiana Unida) - 4.750 205 votos - 48,1 %
Lista Unida Curda - 2.500 000 votos - 26 %
Lista de Iyad Allawi - 1.168.000 votos - 13 %
Outros - ... - 12.9 %
Segundo a comissão, a taxa de participação no escrutínio foi de 59 % e de 41 % de abstenção.
O Latitude 33 Longitude 16, atingiu hoje as 500 visitas únicas e as 1827 páginas vistas.
Eleições autárquicas na Arábia Saudita
""É apenas o começo, a primeira etapa para a democracia", afirmou Abdelaziz ben Khalifaa", um dos primeiros sauditas a votar, ontem, no centro social do Príncipe Salmane, nas primeiras eleições na Arábia Saudita.Eleições autárquicas manchadas pela marginalização das mulheres, afastadas das mesas de voto. "
Na apresentação do seu livro, "A crise: e agora?", Mário Soares disse:
"Acho que o facto de o PS ganhar e ter a maioria absoluta não o dispensa de manter um diálogo permanente com a esquerda e, sobretudo, com as forças sociais"
"O eleitorado socialista e português é suficientemente sensato para perceber que tem de dar ao PS as condições para ele governar, porque se não der é responsável desse facto de não haver governo e de haver uma situação de grande imbróglio político"
Sobre a campanha eleitoral, disse:
"Entendi que não podia ficar calado face à situação que estamos a viver, em que a política se transformou num fait-divers, num insulto ao adversário, que faz com que se pense que os portugueses são parvos"
Em relação a um futuro governo do PS, afirmou:
"tenha a consciência que vai formar um governo de salvação nacional". "Não é um governo qualquer. É preciso ter ideias, políticas e pôr termo a esta crise"
Os recados para a actual direcção do PS e a indignação perante a forma como a campanha está a decorrer, são duas posições de Mário Soares, que os Portugueses não podem deixar de dar ouvidos.
Tenho seguido, com a atenção que merece, a discussão sobre a "implosão do sistema", considerada necessária e inevitável, por uns, e perigosa e demagógica por outros, nesse blog. Sem querer "meter a foice em ceara alheia", quero só fazer uns esclarecimentos. Diz, Nemesis :